Por que tendemos a olhar para o que está faltando do que para aquilo que está presente?

Essa insatisfação interior acontece porque queremos a todo momento ter prazer. Simples assim! Isso é percebido ainda mais naquelas pessoas que precisam crescer e chegar a maturidade emocional. Essa sensação de falta se dá por termos sidos acostumados com a chuva de ocitocina que acontece no nosso corpo quando fazemos algo que nos dê prazer. A ocitocina é também conhecida como o hormônio da felicidade e é ela quem nos proporciona bem estar e equilíbrio emocional. Devido a isso podemos nos ‘viciar’ em querer estar neste lugar o tempo todo e acabarmos sendo reféns de nós mesmos. Precisamos ter consciência de que a vida é uma montanha russa das emoções e que sempre existirão momentos felizes e tristes, e que tudo passa. Isso é o amadurecimento emocional.

 

Precisamos aprender com os acontecimentos adversos da vida e que tudo demanda esforço e é neste momento que a sensação de falta e olhar para aquilo que está ausente aparece. Ficamos querendo fugir daquilo que nos convida a olhar para o que precisa ser mudado e trabalhado dentro de nós, e devido a falta de maturidade emocional, fugimos, tendemos a colocar no lugar somente aquilo que nos dê prazer. Assim podemos acabar num ciclo vicioso onde não conseguimos avançar e nos transformarmos em nossa melhor versão. É na luta, na batalha, no esforço, no fazer diferente que vencemos a nós mesmos e saímos desse ‘vício’ e desse movimento em ficar dando voltas e sempre voltar ao mesmo ponto.

 

Crescer dói e dá trabalho, mas é profundamente libertador e desafiador. É ele quem nos permite tomar contato com nosso lado que tem pulsão de vida e força, e que nos leva para um lugar de mais significado e de respostas. Bora avançar?