Forte e corajoso é aquele que mostra e aceita suas fragilidades e vulnerabilidades

Percebo que muitas pessoas por medo de se exporem e com receio dos julgamentos acabam desenvolvendo um alto nível de cobrança e exigência que chega até ser prejudicial. Muitas delas, como forma de esconderem seus pontos fracos e frágeis, acabam se fechando, evitando, escondendo ou passando a racionalizar demais situações que mexem com suas emoções. Como forma de defesa começam a agir assim e repetir cada vez mais comportamentos onde podem fugir e até mesmo evitar situações que são gatilhos para mexer com seus pontos frágeis. Sem perceberem começam a desenvolver um tipo de comportamento conhecido na psicologia como evitação. Elas passam a agir assim devido a acontecimentos do passado os quais machucaram e se sentiram totalmente invadidas por situações que as afetaram.

 

Assim começam a se fechar como forma de proteção e para que não se sintam vulneráveis. Devido aos acontecimentos desagradáveis do passado começam a generalizar e evitar a maioria das situações que as deixam expostas, pré-julgadas e se percebem frágeis. Mas é exatamente aí onde está um ponto super importante: o aprendizado.

 

É preciso ter sabedoria e sensibilidade para perceber que todas as vicissitudes da vida e tribulações tem como objetivo convidar as pessoas para o amadurecimento emocional. É oportunidade para começar a mudar seus resultados, sua vida e consequentemente seu estado emocional. É somente quando se aceita e se olha para as fragilidades e que é possível mudar. Enquanto se nega e se evita dificilmente existirão possibilidades de mudanças. Portanto o campeão é aquele que tem consciência dos seus pontos frágeis e aceita que precisam ser resinificados, melhorados e fortalecidos.

 

É somente quando se entrega e olha para esse universo interior é que tudo começa a ficar mais leve e certamente será como consequência do menor nível de auto cobrança e de sustentar um lugar que não é verdadeiro.